- Alquimia Operativa | News
- Posts
- O que a Separação do Enxofre, do Mercúrio e do Sal tem a nos Ensinar
O que a Separação do Enxofre, do Mercúrio e do Sal tem a nos Ensinar
🔥 Alquimia Operativa | News #008

Esta é a Alquimia Operativa News, a newsletter que inspira você a cultivar uma vida consagrada ao progresso espiritual por meio de um hermetismo simples e prático.
Na visão da alquimia, a criação, em seus diversos níveis, pode ser compreendida a partir de três substâncias fundamentais:
Enxofre (Ânima);
Mercúrio (Espírito);
Sal (Corpo).
💡 Se você ainda não conhece o conceito das Três Substâncias Alquímicas, temos um artigo em nosso blog que aprofunda esse tema. Clique aqui para ler.
Quando um alquimista ou espagirista trabalha com a matéria – em qualquer um dos reinos –, não processamos o corpo inteiro de uma única vez.
O primeiro passo é o SOLVE, que consiste na separação dessas três substâncias constituintes do vegetal ou mineral em questão. Essa separação permite a purificação individual de cada parte.
Após essa etapa, passamos ao COAGULA, no qual recombinamos as três substâncias, agora retificadas, para formar uma unidade perfeita e incorruptível.
Durante o processo de purificação, ocorre a liberação do que chamamos de excrementos. Cada substância, ao ser purificada, deixa resíduos específicos:
O Enxofre (Ânima) – ao ser purificado, gera uma cera;
O Mercúrio (Espírito) – ao ser purificado, deixa uma flegma;
O Sal (Corpo) – ao ser purificado, resta o caput mortuum, um sal insolúvel.
Continue lendo.