- Alquimia Operativa | News
- Posts
- Mutus Liber - Ora, Lege, Lege, Lege, Relege, Labora et Invenies
Mutus Liber - Ora, Lege, Lege, Lege, Relege, Labora et Invenies
🔥 Alquimia Operativa | News #013

Esta é a Alquimia Operativa News, a newsletter que inspira você a cultivar uma vida consagrada ao progresso espiritual por meio de um hermetismo simples e prático.
Quem acompanha o nosso trabalho há mais tempo pode ter a impressão de que a nossa biblioteca é continuamente abastecida, no ritmo do mais empolgado bibliófilo.
De fato, no passado, esse era mais ou menos o cenário. Mas, com o tempo, fui descobrindo o valor da repetição, sobretudo nos estudos herméticos.
Mais importante do que ler uma variedade de títulos é repetir as mesmas leituras, mergulhando cada vez mais fundo.
Em assuntos complexos, como a Alquimia, devorar freneticamente um livro após o outro torna o aprendizado superficial — a menos que se tenha uma capacidade de percepção muito acima da média.
Hoje, por exemplo, leio menos de 15 livros por ano.
Boa parte são releituras. Nessas revisões, foco apenas nos trechos destacados nas primeiras leituras. Medito sobre eles.
Quanto mais profundo for o livro, quanto mais significado estiver oculto entre suas linhas, maior será a necessidade de reler e meditar sobre esses trechos.
A cada revisão, somos pessoas diferentes — com um nível de entendimento mais refinado, capazes de perceber novas camadas, novos sentidos, novas chaves de interpretação.
Os antigos alquimistas, no Mutus Liber, também aconselham esse método de estudo:
Ora, lege, lege, lege, relege, labora et invenies.
"Reza, leia, leia, leia, releia, trabalha e encontrarás."
Continue lendo.