- Alquimia Operativa | News
- Posts
- O que Fazer Quando Não é Possível Usar o Incenso
O que Fazer Quando Não é Possível Usar o Incenso
🔥 Alquimia Operativa | News #006

Esta é a Alquimia Operativa News, a newsletter que inspira você a cultivar uma vida consagrada ao progresso espiritual por meio de um hermetismo simples e prático.
Todo estudante das propriedades ocultas das ervas aromáticas, que fazem parte do estudo da "Agricultura Celeste", sabe que uma das formas mais eficazes de acessar seus benefícios é por meio de sua "Anima".
Alquimicamente, a "Anima" também é conhecida como o "Princípio Enxofre", ou seja, a alma da planta.
No reino vegetal, sua manifestação ocorre predominantemente nos óleos essenciais, os quais estão diretamente relacionados ao Elemento Fogo.
O incenso é um dos meios de utilizar os aromas, especialmente quando é necessário que o Elemento Fogo dinamize todo o processo.
No entanto, nem sempre é possível promover a queima. Algumas situações podem impedir seu uso, como:
Alergia à fumaça;
Normas de segurança que proíbem combustões no ambiente;
Preferência pessoal.
Nesses casos, recomenda-se substituir o incenso pelo seu correspondente spray de ambiente.
Entretanto, cabe uma importante observação: vibracionalmente, o aroma desprendido da queima de um incenso não é o mesmo que o de um spray. No primeiro, temos a ativação do Elemento Fogo; no segundo, a influência do Elemento Ar.
Ambos podem desempenhar a mesma função, mas com nuances distintas.
Exemplo: um incenso de arruda ou a queima dessa erva in natura será significativamente mais eficaz para a limpeza energética de um ambiente do que o seu equivalente em spray. Isso ocorre porque o incenso está mais imbuído do Fogo, que é o elemento mais apropriado para purificação e transmutação de energias.
⚠ Estudantes de magia que desconhecem a alquimia tendem a supor que toda forma de incenso está exclusivamente relacionada ao Elemento Ar. No entanto, na alquimia, além dos quatro elementos, consideramos também as três substâncias alquímicas: Enxofre, Mercúrio e Sal.
Assim, o incenso sempre se manifesta por meio do Elemento Ar. No entanto, quando resulta de uma combustão, sua ação é dinamizada pelo Elemento Fogo, tornando-se uma expressão de Ar sulfúrico. Já quando o aroma é difundido por meio de um spray, sua dinamização ocorre exclusivamente pelo próprio Elemento Ar, caracterizando-se como uma expressão de Ar mercurial.
Ou seja, o incenso possui uma natureza mais sulfúrica, enquanto o spray é predominantemente mercurial. Nesse contexto específico, o spray será mais adequado para a manutenção da limpeza energética.
O ideal é dominar ambos os métodos. Dessa forma, quando a situação exigir uma aplicação mercurial, saberemos exatamente como proceder.
Como Substituir o Incenso
O primeiro passo é escolher o óleo essencial da erva aromática conforme o objetivo desejado.
Continue lendo.